Página inicial
Quem somos
Quem é nossa cobertura
Galeria de fotos
Galeria de vídeos (novo)
Sites que indicamos
Downloads
Livro de visitas
Fale conosco
Dicionário Bíblico
Artigos/ Estudos
A Rota do Sucesso
Agenda
Aliança e Cobertura Esp.
Casamento
Colaboração/Propósito
Coluna dos adoradores
Como adquirir o CD
Contatos e Convites
Dinâmica / Quebra Gelo
Discografia/Composição
Espaço Mulher
Estudos do Ap.Osmarino
Festas Bíblicas
Homens de Verdade
Igrejas Sob cobertura
Liderança
Missões
Músicas Cifradas
Notícias
Peças Teatral
Redes Sociais
Reflexões/ Meditações
Release / Ap. Osmarino
Seitas e heresias
Seminários
Símbolos Judaicos
Teologia/Hist. Igreja
Visão Celular/Estudos
Bíblia Online
Escolha o Livro
Capítulo Versículo
Palavra(s):
Estatísticas
1854 estudos publicados
4 abençoado(s) conectados
13 colunistas - 232 fotos
226670 acessos


Josué – Enfrentando o Medo

Tipo: Homens de Verdade / Autor: Ap. Osmarino Araújo

Josué – Enfrentando o Medo


Muitos anos atrás, durante os dias negros do comunismo, um querido irmão romeno estava viajando comigo através de seu país. Era muito perigoso para ele, porque ele era meu intérprete. Uma noite, após as campanhas evangelísticas, ele estava caminhando para o apartamento onde estávamos hospedados. Ele sabia que alguém estava o seguindo. Seu coração começou a disparar. O medo tomou conta dele. Então, tendo feito uma simples decisão, ele acabou com o medo de seu coração.

Ele continuou a caminhar mais e mais rápido para tentar fugir da pessoa que o seguia. Finalmente, ele parou e olhou bem nos olhos daquela pessoa. O homem, chocado, virou e começou a caminhar para o lado oposto. Meu amigo começou a seguir o homem. O homem começou a correr e meu amigo também. Foi assim que meu amigo aprendeu uma grande lição: a única maneira de vencer o medo é enfrentando-o.

Há uma coisa que eu realmente aprecio na Bíblia: ela é tão honesta em relação aos seus heróis... Uma dos grandes homens da Bíblia foi Josué. Porém, nós vemos que ele teve que lidar com o medo. No começo do relato da liderança de Josué entre os filhos de Israel, (Josué 1), Deus tem que dizer a Josué quatro vezes (vers. 6, 7, 9 e 18): “esforça-te, e tem bom ânimo”.

Josué tinha muito o que temer. Primeiro, ele teria que lidar com o medo da falha. Qualquer pessoa que entra numa posição de liderança entende como o medo pode ser poderoso e paralisante. Josué seguiu um dos grandes líderes de todos os tempos. Moisés viu o Mar Vermelho ser dividido, o povo ser alimentado de maná todos os dias e grande sinais e maravilhas entre o povo de Deus, durante os quarenta anos de sua liderança. Poderia Josué entrar na jogada e pegar as rédeas da liderança de tamanho homem de Deus? Certamente, ele teria que lidar com o medo da falha.

Mas, um segundo medo deve ter sido o medo da família e dos amigos. Ele sabia o quão inconstante os filhos de Israel eram. Ele tinha visto eles amarem e reverenciarem Moisés quando tudo estava indo bem. Mas, ele também os tinha visto tornarem-se rebeldes quando as coisas iam mal. Josué deveria ter tido que lidar com o medo da rejeição daqueles que ele amava tanto.

Também, tenho certeza de que Josué teve que lidar com o medo do futuro. Há um certo senso de segurança em estar sob a liderança de uma pessoa. A responsabilidade pára naquela pessoa. Quando somos o segundo na liderança, deixamos todas as preocupações para o número um. Contudo, quando somos colocados no topo da posição de liderança, de repente, começamos a perceber que o futuro daqueles que estamos liderando cai nas nossas mãos. Isto é o suficiente para fazer qualquer um tremer de medo.

O medo final que Josué deve ter enfrentado foi o medo do inimigo. Ele tinha ido à terra prometida como espia. Ele e Calebe tinham voltado e dito a Moisés: “Sem problemas. Claro que há gigantes na terra, mas eles não são páreo para o nosso Deus”. Foi fácil falar isso quando Moisés estava na liderança. Mas, agora Josué era o líder e ele tinha que fazer ou desistir.

Então, como Josué enfrentou seus medos? Há uma provisão marcante para enfrentarmos nossos medos, a qual se destaca no primeiro capítulo de Josué: a palavra de Deus. Primeiro, Josué tinha a promessa de Deus. O Senhor disse a Josué, após Moisés morrer: “Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo, não te deixarei, nem te desampararei” (Js. 1:5). Tenho descoberto que não há nada como as promessas de Deus para nos capacitar a enfrentar nossos medos. Muitos cristãos têm se sentado há tempo demais nos bancos das igrejas e permanecido muito pouco tempo nas promessas de Deus.

Mas, Josué também tinha a ordem de Deus. A palavra de Deus veio a Josué, dizendo: “Tão-somente esforça-te, e sê muito corajoso. Cuida em fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares” (Js. 1:7). Obediência à palavra de Deus lança fora o medo. Ela dá um sentimento de vitória e assegura a provisão de Deus.

Deus está procurando homens e mulheres que são corajosos. Eu tenho estado em algumas das áreas mais difíceis do mundo. Mas, eu nunca encontrei um cristão corajoso que não estivesse firme nas promessas e caminhando de acordo com os mandamentos de Deus. Confie e obedeça. Não há outra maneira.


Fonte: www.sammytippitinternational.org/br


..Quem escreveu o artigo acima?
Clique para ler este artigo
Ap. Osmarino Araújo
O Apóstolo Osmarino Correia de Araújo é Presidente fundador da Igreja Apostólica Atos II com sede em Jacarepaguá, Rio de Janeiro e Núcleos em outras regiões do Brasil. Também é escritor. conferencista, compositor e ministro de louvor profético, com o CD "Sopra Sobre Nós...", gravado Ao Vivo e O CD "SUBSTITUIÇÃO".

Contatos e Convites:

Telefones:
(21) 3086-6389- Claro fixo
(21) 99981-9410 - Vivo
(21) 98260-6281 - Tim
(21) 98451-8357 - Oi
(21) 97518-1405 - Claro
(21) 2449-9168 (Cx Postal Virtual - Deixar recados)
WhatsApp +51 21 98260-6281

E-mails:
pastorosmarino12@hotmail.com
ap.osmarino12@gmail.com
osmarinoaraujo12@yahoo.com.br

facebook
pastorosmarino12@hotmail.com

Twitter: @Ap_Osmarino/pastorosmarino12@hotmail.com
   

Outros artigos do autor:

6 Poderosas Dicas Que Irão Ressuscitar sua Criatividade
Ordenação apostólica dos Apóstolos Osmarino e Alcilene Araújo
Cobertura (paternidade) Espiritual do Apóstolo Osmarino Araújo
Fraude Espiritual
Significado e Uso do Talit