Página inicial
Quem somos
Quem é nossa cobertura
Galeria de fotos
Galeria de vídeos (novo)
Sites que indicamos
Downloads
Livro de visitas
Fale conosco
Dicionário Bíblico
Artigos/ Estudos
A Rota do Sucesso
Agenda
Aliança e Cobertura Esp.
Casamento
Colaboração/Propósito
Coluna dos adoradores
Como adquirir o CD
Contatos e Convites
Dinâmica / Quebra Gelo
Discografia/Composição
Espaço Mulher
Estudos do Ap.Osmarino
Festas Bíblicas
Homens de Verdade
Igrejas Sob cobertura
Liderança
Missões
Músicas Cifradas
Notícias
Peças Teatral
Redes Sociais
Reflexões/ Meditações
Release / Ap. Osmarino
Seitas e heresias
Seminários
Símbolos Judaicos
Teologia/Hist. Igreja
Visão Celular/Estudos
Bíblia Online
Escolha o Livro
Capítulo Versículo
Palavra(s):
Estatísticas
1854 estudos publicados
1 abençoado(s) conectados
13 colunistas - 232 fotos
226762 acessos


Quando um Propósito é Interrompido

Tipo: Estudos do Ap.Osmarino / Autor: Ap. Osmarino Araújo

QUANDO UM PROPÓSITO É INTERROMPIDO

Texto: 2 Reis 23:31-35

INTRODUÇÃO: O personagem da nossa ministração é o rei Jeoacaz, rei de Judá. Ele foi o substituto de seu pai, Josias. Josias reinou 31 anos em Jerusalém e foi um grande reformador religioso de sua geração, foi um grande avivalista em Israel e se converteu aos 16 anos a Deus, como ninguém na história (2 Rs 23:25). Josias marcou a história como rei e adorador apaixonado por Deus. Ele acabou com a idolatria e restaurou a adoração genuína ao Eterno em sua nação.

Mas o seu sucessor, Jeoacaz, não teve o mesmo estilo de vida que seu pai e nem deixou legado para ninguém. Sua passagem pelo reino de Judá foi apenas de 3 meses e terminou seus dias em uma cidade da babilônia, exilado, preso, atado, cativo e sem perspectiva de futuro. O propósito de Deus para Jeoacaz foi interrompido prematuramente pelo rei do Egito.

Estudando a passageira história de Jeoacaz, encontramos alguns fatores que, do ponto de vista espiritual, podem ter sido os grandes responsáveis por esta tragédia na história.

1. GOVERNO MATERNAL (V.31). Neste verso há duas conotações que devem ser observadas, porque foram relevantes na vida e história de Jeoacaz.

1. O primeiro aspecto é que Jeoacaz foi um rei criado e educado pela mãe Hamutal. As influencias decisivas na vida de Jeoacaz eram de mãe. Em sua época, os homens e principalmente, os príncipes e líderes, não podiam ter ensinamentos, educação, orientação e direção da mãe e sim do pai. Porque o pai representava a figura de Deus e do sacerdote. Jeoacaz vivia com a mãe e não com o pai, no palácio. Aprendendo, vendo o pai governar, vendo o pai adorar, vendo o pai tomando decisões importantes, vendo o pai administrando a nação. Etc.

É importante sabermos que todo governo maternal irá contra a palavra de Deus e não terá legitimidade. Quem vive pelo governo maternal fica exposto, desprotegido. Porque o governo maternal super protege o filho, nunca o confronta, não o lança para se expor, para se arriscar. A mãe sempre acha que o filho é um bebê, uma criança que nunca vai crescer e desmamar. O governo maternal não deixa que a pessoa amadureça. E só se chega à maturidade, quando se expõem às experiências, a correr riscos, a tomar decisões sozinhos, a enfrentar seus medos, a ter autoconfiança Etc.

Do ponto de vista familiar, social e espiritual, isto nos ensina que para podermos crescer e ganharmos maturidade temos que desmamar dos seios maternal. Temos que sair da super proteção e de debaixo da “saia da mamãe”. Deus nos ungiu para governarmos seu povo, sua nação, e, para isso temos que crescer e amadurecer espiritualmente, temos que aprender a tomarmos decisões sob a direção do Espírito de Deus, porque Ele nos dará sabedoria e inteligência para isso.

Muitos casamentos não dão certos porque os maridos nunca deixaram de ser crianças mental, emocional, espiritual e administrativamente. Porque querem governar sua casa, seu casamento, sua família, seu ministério e seus deveres sociais com a influência maternal.

2. O segundo aspecto deste ponto é que Hamutal em hebraico significa: "sogro é proteção". Isto nos ensina que enquanto não deixarmos as sombras dos pais, dos sogros e dos familiares, não construiremos nossa história. A mãe de Jeoacaz tentou fazer de seu governo, de seu reino a casa dos sogros. Em outras palavras, ela tentou conduzir seu governo, seu reino, como se conduzia, se dirigia e se governava a casa dos seus sogros.

Não se conduz uma história, um ministério, um reino ou seja o que for, em termos de grandes realizações, com se faz na casa de sogros ou dos pais. São coisas totalmente diferentes. Por isso Jeoacaz foi achado incompetente pelo rei do Egito para governar a nação de Judá.

2. UMA HISTÓRIA ENCERRADA NAS PRISÕES. Jeoacaz ficou preso em Ribla que é uma cidade na terra de Hamate junto à grande estrada entre a Babilônia e a Palestina. Ribla em hebraico é: "fertilidade". Isto nos mostra que muitos estão presos na área da fertilidade. São pessoas que não tem frutificado. Não tem prosperado. Não tem crescido. É isso que o nosso inimigo tenta fazer conosco. Ele quer nos aprisionar a “fertilidade”. Porque ele sabe que uma vida sem frutos, é uma vida sem sementes, e uma vida sem sementes, é uma vida sem colheitas.

Temos que romper com as cadeias que prenderam a nossa fertilidade material, emocional e espiritual em nome de Jesus. Saiba que você foi escolhido, separado e ungido para governar nesta terra. Recuse-se ser deposto pelo inimigo, de sua posição em Cristo. Recuse-se a passar pela história apenas como um relâmpago e ser apenas lembrado como alguém que foi levantado, mas, que logo foi substituído, por ser incompetente para governar. Recuse-se a terminar sua história, seus dias na terra, exilado em territórios babilônios e fora da cidade de Deus.

3. A FORTALEZA ESPITUAL. Ribla ficava na terra de Hamate. Hamate em hebraico significa: "fortaleza". Esta fortaleza fica no meio da estrada entre Babilônia e Palestina. Babilônia é uma simbologia do mundo e do sistema opressivo, e, Palestina é a terra dos filhos de Deus, é o reino de Deus. Porém é importante sabermos que assim como Jeoacaz, muitos estão presos em fortalezas espirituais de “Hamate”. Ainda não conseguiram sair totalmente das prisões de babilônia, e por isso, não conseguem chegar ao êxito e firmar-se, estabelecer-se e fundamentar-se no reino de Deus, seguindo a Jesus Cristo de corpo, alma e espírito. Libertos e livres para servirem a Deus de coração.

4. FAZENDO USO DA LEGITIMIDADE EXISTENCIAL. JEOACAZ no hebraico significa: "Javé tomou" no sentido de: Agarrar, segurar com firmeza, pegar, tomar posse, apoderar-se, ser estabelecido, firmado. Jeoacaz não fez de seu nome uma realidade profética, um estilo de vida. Por isso morreu sem um propósito para defender, sem lutas para se fortalecer e consolidar seu reino, sem guerras para conquistar novas fronteiras e forjar seu caráter, sem conhecer o sabor da vitória, sem um reino para governar mesmo sendo um rei ungido.

Que esta não seja a sua realidade. Decida hoje romper com tudo o que te prende, e, que pode te fazer morrer fora do propósito de Deus para a sua história e existência.

Shalom!

Ap. Osmarino Correia de Araújo


..Quem escreveu o artigo acima?
Clique para ler este artigo
Ap. Osmarino Araújo
O Apóstolo Osmarino Correia de Araújo é Presidente fundador da Igreja Apostólica Atos II com sede em Jacarepaguá, Rio de Janeiro e Núcleos em outras regiões do Brasil. Também é escritor. conferencista, compositor e ministro de louvor profético, com o CD "Sopra Sobre Nós...", gravado Ao Vivo e O CD "SUBSTITUIÇÃO".

Contatos e Convites:

Telefones:
(21) 3086-6389- Claro fixo
(21) 99981-9410 - Vivo
(21) 98260-6281 - Tim
(21) 98451-8357 - Oi
(21) 97518-1405 - Claro
(21) 2449-9168 (Cx Postal Virtual - Deixar recados)
WhatsApp +51 21 98260-6281

E-mails:
pastorosmarino12@hotmail.com
ap.osmarino12@gmail.com
osmarinoaraujo12@yahoo.com.br

facebook
pastorosmarino12@hotmail.com

Twitter: @Ap_Osmarino/pastorosmarino12@hotmail.com
   

Outros artigos do autor:

6 Poderosas Dicas Que Irão Ressuscitar sua Criatividade
Ordenação apostólica dos Apóstolos Osmarino e Alcilene Araújo
Cobertura (paternidade) Espiritual do Apóstolo Osmarino Araújo
Fraude Espiritual
Significado e Uso do Talit