Página inicial
Quem somos
Quem é nossa cobertura
Galeria de fotos
Galeria de vídeos (novo)
Sites que indicamos
Downloads
Livro de visitas
Fale conosco
Dicionário Bíblico
Artigos/ Estudos
A Rota do Sucesso
Agenda
Aliança e Cobertura Esp.
Casamento
Colaboração/Propósito
Coluna dos adoradores
Como adquirir o CD
Contatos e Convites
Dinâmica / Quebra Gelo
Discografia/Composição
Espaço Mulher
Estudos do Ap.Osmarino
Festas Bíblicas
Homens de Verdade
Igrejas Sob cobertura
Liderança
Missões
Músicas Cifradas
Notícias
Peças Teatral
Redes Sociais
Reflexões/ Meditações
Release / Ap. Osmarino
Seitas e heresias
Seminários
Símbolos Judaicos
Teologia/Hist. Igreja
Visão Celular/Estudos
Bíblia Online
Escolha o Livro
Capítulo Versículo
Palavra(s):
Estatísticas
1854 estudos publicados
1 abençoado(s) conectados
13 colunistas - 232 fotos
226744 acessos


Sarepta, o Crisol de Deus - Extraindo Milagre do meio da Crise

Tipo: Estudos do Ap.Osmarino / Autor: Ap. Osmarino Araújo

A EXPERIÊNCIA DA VIÚVA DE SAREPTA

1 Reis 17:8 “Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: 9 Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida. 10 Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, uma vasilha de água para eu beber. 11 Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão na tua mão. 12 Porém ela respondeu: Tão certo como vive o SENHOR, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos. 13 Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra. 15 Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do SENHOR, por intermédio de Elias”.

INTRODUÇÃO: No episódio que envolveu o profeta Elias e a viúva de Sarepta, aprendemos diversos princípios que devem ser aplicados à nossa vida nos tempos de crises. Os eventos de crises e necessidades são oportunos porque nos dão a chance de nos expormos aos milagres, para que assim, possamos abençoar e sermos abençoados.

EXTRAINDO MILAGRE DO MEIO DA CRISE

1. SAREPTA E CRISOL – A PROVA DO QUE É VERDADEIRO E PURO.

Sarepta no hebraico é Crisol. CRISOL é o elemento usado pelos ourives para provar o ouro verdadeiro. Nele se revela o verdadeiro quilate das boas qualidades. Significa fundir, refinar, provar. O verdadeiro ouro se extrai depois que for provado pelo crisol e pelo fogo. A verdadeira fé e o caráter aprovado, só são consolidados depois que passam pelo teste, pela prova, pelo crisol de Deus. O genuíno milagre é gerado no meio do crisol de Deus. Não tem milagre e nem genuíno avivamento fora de Sarepta ou do crisol de Deus.

No grego a palavra Sarepta é "fusão". Ação de espalhar algo, difusão, expansão de algo. Ação de derreter, de liquefazer. Passagem do estado sólido ao estado líquido por ação do calor; fundição que é a mistura ou conjugação de duas ou mais coisas. Transformação de duas ou mais coisas numa só. Conhecido como: ALIANÇA OU ASSOCIAÇÃO. Do ponto de vista espiritual, podemos ver, que o crisol de Deus vem para nos derreter do nosso próprio ego e nos adicionar, nos misturar à vontade de d’Ele, nos fazendo um com Ele. Vem para nos transformar em uma aliança e numa associação com Ele.

A forma que Deus age para nos ligar ou nos associar a Ele é diferente da nossa. Nós queremos nos ligar a Deus de qualquer maneira, queremos que Deus nos aceite e nos ligue a Ele, à Sua essência, mesmo continuando egoístas, impuros, infiéis, injustos, arrogantes, invejosos... Então Deus nos conduz à sarepta para uma fusão, para nos diluir das nossas impurezas e valores errados para podermos nos unir à sua natureza que é santa, pura, justa e fiel.

2. SIDOM É A CAÇA E DEUS É O CAÇADOR. Vemos, no texto, que Sarepta era um vilarejo de Sidom. Sidom, tanto em hebraico como no grego é "caça". Caçar até alcançar, perseguir obstinadamente até capturar; fazer provisão. Sidom nos ensina que às vezes, para Deus poder nos encontrar e fazer aliança conosco, associar-se a nós, Ele tem que nos caçar, nos perseguir como um caçador implacável atrás da caça até nos capturar, e, para isto, ele tem que nos levar à Sidom, à Sarepta, ao lugar de prova e nos acrisola através das crises, das necessidades. Mas é ali que teremos a provisão, porque quando viramos caça, viramos também provisão.

Então se você está no lugar da prova, do crisol, seja bem vindo ao tempo do milagre. Você será visitado pelo profeta com a palavra de provisão.

ATITUDES NECESSÁRIAS PARA CONSOLIDAR O MILAGRE

1. VENCER O MEDO DE ARRISCAR (VS 13 “Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho... 15 Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias”).

A maioria das pessoas, quando estão passando por crises tem medo de arriscar o pouco que tem. Temos que saber, que, quando estamos sob a direção de Deus ele nos provê de maneira sobrenatural, movendo de forma que jamais imaginamos.

O medo de arriscar nos impede de experimentarmos as medidas extraordinárias de Deus. Haverá sempre uma provisão do Senhor em cada etapa da nossa vida, ministério, negócios. Deus sempre tem uma resposta, uma solução para as nossas necessidades. Na vida da viúva de Sarepta, Ele enviou Elias para lhe trazer as respostas e a solução para as suas necessidades. Em sua vida, neste tempo, ele está usando seus apóstolos, seus pastores, seus líderes, o discipulado, os propósitos como os 52 dias de avivamento, a oração diária, a meditação na palavra.

2. PRATICAR O PRINCÍPIO DA OBEDIÊNCIA (VS. 10 “Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, uma vasilha de água para eu beber. 11 Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão na tua mão... 13 Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho”).

Não importa o que o Senhor nos mande fazer, devemos obedecê-lo e crer que Ele deseja sempre o melhor para os Seus filhos. Porque quando Ele nos pede algo, é porque já providenciou a recompensa. Foi assim com Abraão, quando Ele lhe pediu Isaque. Foi assim com o rapazinho que tinha cinco pães e dois peixinhos. Quando Deus nos pede algo, não é para nos saquear ou para nos deixar pobres, mas, para nos ensinar que o caminho do milagre, da prosperidade e da multiplicação é a obediência. O lugar da bênção e da prosperidade de Deus sobre as nossas vidas é aquele onde a obediência é executada.

A viúva só viu o milagre quando obedeceu ao comando do profeta. Tem gente que está precisando de milagres, de uma ação sobrenatural e intervenção de Deus em sua vida, mas não segue as instruções de seus mentores, de seus pastores, de seus líderes, de seus profetas porque não consegue andar em obediência.

Temos que saber que a obediência é ama estrada que nos leva para o êxito. (Josué 1:7 Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. 8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”). Se você deseja ter êxito em suas realizações, tem que desenvolver a obediência como princípio de vida. Deus deixou isso muito claro para o líder Josué. O segredo do sucesso dele, estava na obediência em seguir as diretrizes da palavra.

A obediência é ama chave para consolidar a nossa vitória e o nosso milagre. (João 9: 6 “Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, 7 dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo”). O cego só foi curado, só recuperou a visão, quando obedeceu a palavra de Jesus em se lavar no tanque de Siloé. O nosso milagre só é consolidado quando obedecemos a direção dos nossos mentores, discipuladores, líderes, pastores... Só recuperaremos a visão, quando seguirmos a rota da obediência.

A obediência cria bases sólidas na construção da nossa história, e, quando vierem as provas, temos estrutura para suportarmos. (Mateus 7: 24 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha”). Jesus disse que chegará uma época em nossas vidas, que seremos provados pelas circunstancias. Seremos visitados pelos maus tempos e teremos que suportar. Mas para isso, nossas estruturas deverão ser fortes e bem consolidadas. Quando obedecemos aos ensinos do Senhor e os aplicamos à nossa vida como princípios, seremos fortalecidos e suportaremos as provas, os ataques sem nos abalarmos.

3. AS CIRCUNSTÂNCIAS ESTÃO SOB A REGÊNCIA DO ETERNO E ELE PODE ESTAR USANDO-AS EM NOSSO FAVOR, PARA ABENÇOARMOS E SERMOS ABENÇOADOS, SEM SABERMOS (V. 9 “Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida”).

Tem gente que esta de baixo da ordem de Deus para crescer e prosperar e nem sabe disso, porque está no meio de uma crise e acha que não tem nem o suficiente para continuar vivendo, porque só tem para hoje. Mas é nestas circunstancias que somos agraciados com o milagre, se aplicamos o princípio da generosidade, de compartilharmos o pouco que temos com os outros. Porque é nestas atitudes que descobrimos, que às vezes, estamos semeando na vida ou naquele que tem a palavra que vai desata e consolidar o nosso milagre.

No caso da viúva de Sarepta, sem saber, ela estava semeando na vida do profeta que estava ali, enviado de Deus, para desatar os milagres em sua vida e impedir que ela comesse a última semente que lhe garantiria uma colheita de milagres e multiplicação até as chuvas chegarem.

4. O PRINCÍPIO DA SEMEADURA E DA COLHEITA (VS. 13 “Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra. 15 Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do SENHOR, por intermédio de Elias”).

Quando se fala em semeadura, para muita gente, é uma agressão, infelizmente. Porque não conseguem entender o valor da semeadura. Acham que é explorar, saquear, extorquir a fé das pessoas que já não têm muito. Mas se esquecem que a única forma que uma pessoa têm para desatar a sua prosperidade, é semeando. A semeadura é espiritual e Deus não abre mão deste princípio. A semeadura abre portas para milagres em nossas vidas. Porque não tem colheita sem semeadura.

O que desatou o milagre na vida da viúva foi a sua semeadura na vida do profeta Elias. Todos os recursos que Deus nos concede são sementes. Seja pouco ou muito, são sementes. Sementes são os recursos que Deus utiliza no mundo espiritual, para nos garantir a colheita no mundo natural. Quando semeamos de maneira errada ou retemos a nossa semeadura, com certeza não garantimos a nossa colheita e até podemos passar por dificuldades e escassez.

A semeadura faz com que Deus nos dê em tudo, o suficiente, para superabundarmos com medidas extras. A nossa generosidade em semear fará com que Deus multiplique o nosso depósito e multiplique a nossa colheita.

A nossa colheita é sempre proporcional à nossa semeadura. Quem semeia pouco colhe pouco, quem semeia muito colhe muito e quem semeia tudo tem um milagre extraordinário em sua colheita, algo fora do comum, para a vida toda. Em Marcos 12:42 vemos uma viúva que semeou tudo o que possuía, duas pequenas modas, e esta semeadura lhe permitiu entrar para a história e desenhar um novo destino. A viúva de Sarepta teve uma colheita abundante porque semeou tudo. Sua colheita se transformou num milagre que supriu a necessidade do profeta, dela e de sua família por muitos dias. Assim será com você em nome de Jesus! Se estiver passando pelo crisol de Deus, não perca a esperança porque a qualquer hora você será visitado pelo profeta com a resposta para o seu milagre. Não coma a semente que desatará o seu milagre, semeie com fé e em obediência na vida do profeta, e veja o milagre da multiplicação invadindo sua vida, sua casa, sua família, seu ministério...

Graça e Paz!

Ap. Osmarino Araújo


..Quem escreveu o artigo acima?
Clique para ler este artigo
Ap. Osmarino Araújo
O Apóstolo Osmarino Correia de Araújo é Presidente fundador da Igreja Apostólica Atos II com sede em Jacarepaguá, Rio de Janeiro e Núcleos em outras regiões do Brasil. Também é escritor. conferencista, compositor e ministro de louvor profético, com o CD "Sopra Sobre Nós...", gravado Ao Vivo e O CD "SUBSTITUIÇÃO".

Contatos e Convites:

Telefones:
(21) 3086-6389- Claro fixo
(21) 99981-9410 - Vivo
(21) 98260-6281 - Tim
(21) 98451-8357 - Oi
(21) 97518-1405 - Claro
(21) 2449-9168 (Cx Postal Virtual - Deixar recados)
WhatsApp +51 21 98260-6281

E-mails:
pastorosmarino12@hotmail.com
ap.osmarino12@gmail.com
osmarinoaraujo12@yahoo.com.br

facebook
pastorosmarino12@hotmail.com

Twitter: @Ap_Osmarino/pastorosmarino12@hotmail.com
   

Outros artigos do autor:

6 Poderosas Dicas Que Irão Ressuscitar sua Criatividade
Ordenação apostólica dos Apóstolos Osmarino e Alcilene Araújo
Cobertura (paternidade) Espiritual do Apóstolo Osmarino Araújo
Fraude Espiritual
Significado e Uso do Talit